sábado, 24 de janeiro de 2015

New York

Nova Iorque
Tenho pena de não ser rico.
Se fosse, moraria mais de metade do ano nesta magnífica cidade.
A cidade fascinava-me desde muito novo. Vivia cada ano da minha juventude pensando quando, ou se, alguma vez a poderia visitar.
Passados alguns , muitos, anos do fascínio, desde muito novo , pude a certa altura visitar a cidade.
Quando comigo tinha as reservas de voo e hotel , parecia que o sonho se concretizava. E concretizou.
Fui a primeira vez em Fevereiro , com frio e neve . Era assim que tinha idealizado . Frio e neve.
Cheguei ao aeroporto de Newark , de manhã cedo com três amigos.
Esperava-nos o transfer no aeroporto , foi só o tempo de fumar um cigarrinho depois de 8 horas de voo e , direção á capital do mundo.
Quando damos qualquer coisa ás crianças que elas queriam muito , e elas ficam com aquele ar de felicidade que nos emociona também , pois bem, aquilo que sentia, e mais me vinha á cabeça era este pensamento , quando dava alguma coisa á minha filha que ela queria muito , e ali ficava quase sem dizer nada durante uns minutos , a adorar aquilo que queria muito,mas nunca pensou que lhe dessem .
Assim andava eu . Extasiado com esta cidade.
Conheço muito pouca gente que não goste desta cidade . Os nova-iorquinos são fantasticos , educados , bem dispostos , sempre disponíveis para ajudar , especialmente se perceberem que são turistas .
Aquilo que me fascinava antes de lá estar , fascinou-me ainda mais depois de chegar.
Nova Iorque tem qualquer coisa que se entranha no nosso corpo . É uma droga pesada. É a minha droga. É um vicio terrívelmente bom . Para quantificar : a minha mulher que não gosta de cidades grandes , tudo o que tenha muito movimento , pessoas , carros , detesta ! Pensei que não iria gostar ! Estranhamente uma das cidades com mais movimento , pessoas e carros do mundo , pasme-se , adorou. Até de metro andava sozinha e orientava-se melhor em Nova Iorque que em Lisboa. E quer ir mais vezes , o que é chato, porque fica mais caro.
Desde então já lá fui mais umas quantas vezes ,espero voltar sempre que puder . Espero voltar sempre durante a minha vida.
Gosto muito do meu país , mas aquela cidade tem qualquer coisa que nos prende e que ninguém
consegue explicar . Pelo menos eu não consigo .
New york
RG





1 comentário:

Anónimo disse...

Revejo-me neste texto. So fui uma vez ha mais de 15 anos e nunca mais esqueci qd aterrei e fiquei a olhar.... estive 1 mes. Foi brutal.